Educação
MEC lança programa de TV e plataforma de estudos para Enem
Hora do Enem traz programa com entrevistas, dicas e questões comentadas, além de simulados on-line e aulas

Com foco nos alunos de Ensino Médio prestes a realizar o Enem, o Ministério da Educação lançou um site com conteúdo interativo, aulas e boletins especiais. O Hora do Enem é um projeto elaborado para fornecer diferentes formas de estudar o conteúdo da prova pensada a partir de uma matriz com 21 habilidades, sendo cada uma avaliada por três questões.
O aluno que acessar o portal pode escolher entre acompanhar o programa de TV, fazer simulados on-line, criar um plano de estudos adequado às suas necessidades e baixar vídeos. É possível ainda acessar notícias, receber orientações de como se preparar para a prova, conhecer questões que já caíram em anos anteriores, além de conhecer outros estudantes no mesmo momento da vida.
Desde 2009, as provas objetivas passaram a ser estruturadas em quatro matrizes, uma para cada área do conhecimento. São elas: Matemática e suas tecnologias (que engloba primordialmente Matemática); Ciências Humanas e suas tecnologias (onde serão cobrados conhecimentos de História, Sociologia, Geografia e Filosofia); Linguagens, códigos e suas tecnologias (que aborda conhecimentos de Português e Literatura); e Ciências da Natureza e suas tecnologia (com foco em Química, Física e Biologia).
Além de um programa com entrevistas e questões da prova comentadas por especialistas e boletins diários com dicas para os alunos, o site traz uma plataforma de estudo, com exercícios e simulados on-line, uma seção do site com questões do exame e um aplicativo disponível para download.
O inovador do site, no entanto, está na parte que se chama MecFlix, na qual a partir de 30 de abril o aluno poderá assistir a aulas de diferentes áreas, além de salvá-las e saber a incidência de alguns temas nas questões de provas passadas do Enem.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.